Brasileiros no exterior atingem número recorde

Por Marta Mitico
Advogada & Especialista em Global Mobility
Sócia-fundadora da BR-Visa e Mitico Advogados

Ministério das Relações Exteriores publicou um levantamento com dados estatísticos que aponta um crescimento de 194 mil pessoas morando fora do país, totalizando 4.598.735 em 2022. Essa é a maior quantidade de brasileiros morando no exterior já registrada pelo recenseamento do Itamaraty, iniciado em 2009.

E, enquanto o número de brasileiros cresceu 47% no exterior na última década, a população do país cresceu apenas 6,5% internamente no mesmo período.

Entre os países que mais abrigam brasileiros, temos os Estados Unidos, de longe, na frente, com 1,9 milhão de pessoas – Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (207 mil). Nota-se que cada vez mais brasileiros estão atrás de melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida no exterior.

Esses dados mostram que o Brasil precisa investir logo e muito em setores como inovação, pesquisa, ciência e tecnologia, além de formular o quanto antes a criação de uma política migratória que venha a facilitar, agilizar e desburocratizar a vinda de migrantes e de suas famílias.

Compartilhe: