Os benefícios da mobilidade global

Por Marta Mitico
Advogada & Especialista em Global Mobility
Sócia-fundadora da BR-Visa e Mitico Advogados

Tenho defendido ao longo dos últimos anos a necessidade de os governos investirem na formulação de políticas públicas em apoio à migração e à mobilidade global como vetores do desenvolvimento econômico e social de um país.

Mais uma vez, uma importante instituição internacional reforça esse entendimento. O estudo “Relatório Mundial de Desenvolvimento 2023: Migrantes, Refugiados e Sociedades”, do Banco Mundial afirma que os migrantes são figura central para o futuro da economia global.

“Migrantes trazem habilidades, dinamismo e recursos para fortalecer suas economias de destino”, afirma o presidente da instituição, David Malpass. “Em muitos casos, reforçam ainda a economia de seu país de origem ao proporcionar um mecanismo vital para as comunidades locais quando enviam remessas de dinheiro”, reitera.

O relatório também defende que países que recebem migrantes desenvolvam políticas de conscientização social contra a xenofobia.

Leia mais sobre ele aqui.

Acredito que, na medida em que essa força migratória gera e atrai investimentos, cabe aos países receptores agilizarem os procedimentos de vistos de entrada, principalmente para aquecer setores como negóciosinfraestrutura turismo. E provar que esse movimento da globalização nada mais é do que benéfico e saudável.

Compartilhe: